“Outra ótima indicação é para melhora de contorno e aumento de volume dos lábios e também para a correção do sulco pálpebro- malar ”

— Dr. Ricardo Cruz

Preenchimento

Informações Gerais

O processo de envelhecimento contribui para que a pele sofra diversas alterações. Uma delas é a atrofia da derme e do tecido subcutâneo gerando uma acentuação das rugas e sulcos.Existem substâncias que quando injetadas abaixo da pele sob uma depressão promovem a elevação dessa pele, amenizando essas rugas e sulcos e diminuindo e efeito de sombra.

De forma prática, os preenchimentos são usados para as rugas chamadas estáticas, ou seja, aquelas rugas que mesmo não ativando a musculatura da mímica facial já estão marcadas e evidenciadas na pele. Geralmente estas rugas e sulcos estão em áreas de forte ação muscular onde houve um desgaste e quebra da derme subjacente necessitando do preenchimento pra melhora local. É o caso do sulco que vai do nariz até o canto da boca (sulco nasogeniano) ou o sulco que vai da boca ao mento (sulco mentolabial).

Outra ótima indicação é para melhora de contorno e aumento de volume dos lábios e também para a correção do sulco pálpebro- malar ou tear-trough, chamado de caminho das lágrimas ou vinco das olheiras, podendo nestes locais obter um excelente resultado colaborando para alcançar um olhar mais descansado e  sem depressões. Estes procedimentos são realizados com anestesia local e de forma ambulatorial. Paciente pode retornar imediatamente as suas atividades profissionais e sociais.

Substâncias utilizadas para o preenchimento

  1. Ácido hialurônico: é uma substância presente naturalmente em nossa pele, mas que diminui, junto com as fibras de colágeno, ao envelhecer, levando à formação de rugas, sulcos e depressão da pele. O preenchedor utiliza um ácido hialurônico sintético, similar ao da pele, que irá substituir essa perda de volume e melhorando o aspecto e luminosidade da pele.

Indutores da formação de colágeno / Estimulação do colágeno

Essas substâncias são injetadas na pele e estimulam o próprio organismo a formar novas fibras de colágeno, promovendo uma grande melhora da flacidez da pele e também promovendo o preenchimento de rugas e sulcos do rosto. Como as fibras formadas serão novamente degradadas com o tempo, essa é uma técnica temporária.

  1. Sculptra (Ácido polilático)
  2. Radiesse (Hidroxiapatita de cálcio)

Preenchimento com gordura própria (gordura autóloga, auto-enxertia, lipoenxertia):

Nesse método é colhida gordura da própria pessoa através de lipoaspiração e injetado no local desejado.

  1. Também podemos utilizar o preenchimento de gordura para rugas, linhas de expressão, para o rosto e também em preenchimento de glúteos.

Toxina Botulínica X Preenchimento

Cada um deles é um método diferente, que agem em locais diferentes e cada um de uma forma. A Toxina botulínica é utilizado para rugas e linhas de expressão, enquanto o preenchimento é utilizado para o aumento de volume ou correção de contornos.

Indicações do Preenchimento:

Grande parte delas já foi citada aqui, mas vamos às principais indicações:

  1. Rugas finas no rosto
  2. Sulcos faciais: sulco nasogeniano (bigode chinês)
  3. Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou outras doenças como a Lipodistrofia do HIV, levando a bochecha murcha
  4. Rugas periorais: são as rugas em código de barras, rugas na boca, rugas nos lábios.
  5. Sulcos do canto da boca e infralabiais.
  6. Correção de cicatrizes
  7. Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios.
  8. Preenchimento malar: é a correção e remodelação da maça do rosto, o que pode ser feita tanto com ácido hialurônico, radiesse®
  9. Preenchimento para olheiras e olhos fundos

No local tratado a pele poderá ficar um pouco avermelhada. Ocasionalmente, caso se atinja algum vaso podem ocorrer pequenas equimose que regridem em pouco tempo. A sensibilidade varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente não é doloroso. Anestésico tópico é utilizado para diminuir a sensibilidade à puntura da agulha.

Cuidados Pós Preenchimento

São poucos e a maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar, logo após o procedimento. Não existe down-time.

  1. Evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação.
Demais procedimentos →