“A demanda cada vez maior pela cirurgia do contorno corporal tem sido favorecida pela anestesia segura e técnicas cirúrgicas eficazes”

— Dr. Ricardo Cruz

Lipoaspiração - Lipo HD

Informações Gerais

A lipoaspiração consiste em uma técnica cirúrgica de remoção de tecido adiposo  por sucção. Essa remoção é feita através de incisões muito pequenas por onde são introduzidas cânulas de variados calibres. A lipoaspiração entrou no armamentário da cirurgia plástica há aproximadamente quadro décadas onde assumiu uma posição de destaque entre as técnicas, sendo cada vez mais aprimorada. Pode ser usada nas mais diversas áreas do corpo como: abdome, pernas, braços, pescoço, tórax, costas. Tornado-se peça essencial no conceito da cirurgia do contorno corporal. A demanda cada vez maior pela cirurgia do contorno corporal tem sido favorecida pela anestesia segura e técnicas cirúrgicas eficazes, resultando em alto grau de satisfação do paciente.

Hábitos sedentários e excessos nutricionais associados a fatores como hereditariedade, gravidez e processo natural de envelhecimento contribuem para alterações do contorno corporal que criam uma motivação psicológica forte para sua correção. Fatores hormonais como excesso de estrogênios ou a menopausa também estão correlacionados. As áreas afetadas constituem gordura de reserva e dificilmente são corrigidas com medidas como dieta e exercidos físicos. Durante muitos anos, o tratamento para este tipo de alteração funcional e estética foi realizado com técnicas precárias e com resultados que deixavam a desejar. A lipoaspiração definiu-se como técnica em 1977 com cânulas conectadas a aparelhos de alto poder de sucção. Esta técnica acabou com as cicatrizes extensas e possibilitou retomo mais rápido às atividades do dia-a-dia.
Nos homens, a gordura é preponderante na parte superior do corpo, acima da cintura. Nas mulheres, há um predomínio de tecido adiposo no abdome inferior, nádegas, quadris e coxas. O sexo feminino apresenta as alterações de tecido adiposo mais importante com distorções grosseiras do contorno corporal.Atualmente vem aumentando o número de pacientes do sexo masculino que procuram a lipoaspiração.
As áreas mais tratadas são flancos posteriores (pneuzinhos), abdome, submento (abaixo do queixo) e a ginecomastia (aumento do volume das mamas). O volume de gordura possível de ser retirado depende de cada caso e pode ser estimado antes da cirurgia em uma consulta ao cirurgião plástico.
A experiência com essa técnica, novas tecnologias, anestesias mais seguras tem levados cirurgiões e pacientes a graus elevados de satisfação. Especialmente no Brasil, a lipoaspiração é muito bem executada por cirurgiões treinados. A anestesia pode ser: local, peridural ou geral, variando com a área a ser aspirada, perfil do paciente e indicação do cirurgião. A duração do procedimento varia desde 1 a 4 horas.

  1. Período de internação: 12-24h
  2. Pós-operatório: são usadas cintas (malhas) pós-cirúrgicas e devem ser feitas sessões de drenagem linfática por fisioterapeutas especializas.
  3. Anestesia: Peridural com sedação ou geral
Demais procedimentos →