As mamas têm importante papel na vida das mulheres, tanto funcional (amamentação), como estética, conferindo-lhes um lugar de destaque na cirurgia plástica. Com as alterações do corpo, durante os anos, seja por ação hormonal, seja por variação de peso, esse órgão sofre mudanças em seu formato, posição e volume.
A mamoplastia visa reposicionar e melhorar a forma das mamas através de retirada e remontagem de pele, tecido gorduroso e mamário, associado ou não a inclusão de próteses de silicone.
Em especial, as mamas caídas (ptosadas) são grande motivo de procura aos consultórios de cirurgia plástica. Com resultados cada vez melhores, conseguimos melhorar não só as mamas, mas também a autoestima de pacientes que desejam harmonizar seu corpo.
Existem inúmeras técnicas de mamoplastia, a mais conhecida resulta em uma cicatriz em “T” invertido, contudo hoje em dias os cirurgiões dispõem de recursos para deixar cicatrizes cada vez menores e melhores.
Essa escolha deve ser feita em conjunto cirurgião e paciente discutindo vantagens e desvantagens de cada técnica, assim como se deve levar em consideração a experiência do médico.